Ambiente

Alcoutim acolhe exposição #AÚltimaGota_Algarve

 
A inauguração da exposição #AÚltimaGota_Algarve decorrerá na Escola Básica Integrada de Alcoutim, dia 24 de junho, às 16h00, com a presença de Paulo Paulino, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, e Luís Palma, presidente da Direção da Associação Almargem.

Segundo a associação Almargem, a exposição “#AÚltimaGota_Algarve” é o último material produzido relativo a uma candidatura com o mesmo nome , apoiada pelo Fundo Ambiental e inserida no programa "ENEA 2020 - Produção e consumo sustentáveis". A inauguração insere-se nas comemorações, em Portugal, da Semana da Desertificação e Seca (organizada pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), que teve início a 17 de junho - “Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação”.
 
Centrado na urgência de adotar políticas e medidas à escala local, regional e global, o mote “Superar a Seca Juntos” foi o tema escolhido e anunciado pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).
 
Consciente da importância desta exposição, o Município de Alcoutim, na Presidência do CCDesert (Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação), acolhe o arranque desta exposição, lê-se em nota da Almargem.
 
“#AÚltimaGota_Algarve” foi pensada para não deixar nenhum visitante indiferente, mas acima de tudo que faça refletir e conduza a mudanças de atitudes, contribuindo para uma sociedade mais informada.
 
Patrícia Fernandes, técnica da associação Almargem e responsável pelo acompanhamento de toda a execução da exposição, diz que “Foi bastante desafiante conceber uma exposição em que se conseguisse surpreender o visitante, apresentando informação útil e importante, mas de uma forma leve. O visitante terá a sensação de que esteve a circular entre vários locais, quando afinal não saiu de um espaço reduzido. Pensar num conceito diferente, com recurso a materiais com o mínimo de pegada hídrica possível foi um desafio deveras grande. O que se pretendia era conceber uma exposição que marque quem a visita e que leve os visitantes a recomendá-la a outras pessoas. Mas acima de tudo que contribua para informar e sensibilizar a população e que leve a mudanças reais de comportamento.”
 
A mostra com entrada livre, estará patente entre 24 de junho e 22 de julho, de 2ª feira a 6ª feira, das 09h00 às 15h30.