O Ayuntamiento de Ayamonte, como chefe de fila da comissão organizadora do evento de dimensão internacional, reuniu-se, esta quinta-feira, com todos os municípios parceiros, tendo VRSA estado representado pelo presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo.
De acordo com a autarquia de Vila Real de Stº António, os Jogos Náuticos do Atlântico baseiam-se nas principais modalidades desportivas náuticas e são promovidos por um círculo restrito de Euro-regiões do arco do Atlântico, num evento dirigido à população jovem.
Acontecem anualmente e reúnem cerca de 500 participantes, num período de 5 dias, incluindo provas de Vela, Canoagem, Remo, Kitesurf, Surf, Natação, StandUpPaddle, Surf e LifeSaving.
Vila Real de Santo António será o palco das competições de Vela, assim como do ato de encerramento dos jogos, enquanto Monte Gordo recebe a Natação de águas abertas, informa a mesma fonte em nota divulgada.
Nos territórios dos outros parceiros decorrerão as restantes modalidades: Canoagem (Alcoutim), Natação com barbatanas/Remo/Pesca desportiva (Castro Marim), LifeSaving/KiteSurf/Surf (Ayamonte) e StandUpPaddle (Isla Cristina).
Prevê-se que os atletas fiquem alojados no concelho de Vila Real de Santo António, tendo em consideração o facto de o município reunir as condições ideais para o efeito.
Estão também envolvidos na organização a Estação Náutica do Baixo Guadiana, o Clube Náutico da Isla Canela e a Associação Naval do Guadiana.
Em 1996 foi fundado o Comité Internacional dos Jogos Náuticos Atlânticos, estrutura que tem como objetivos promover o desenvolvimento dos desportos náuticos no Espaço Atlântico, desenvolver intercâmbios desportivos e culturais e fomentar as relações de amizade entre os jovens.
Ao longo das 21 edições dos jogos promoveram-se, em simultâneo, os valores do oceano e os valores olímpicos, fortalecendo um forte espírito entre os jovens participantes.