Sociedade

Alcoutim prepara 29.ª Feira de Artesanato e Etnografia para mostrar o Algarve "genuíno, ainda vivo e real"

A Praia Fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, prepara-se para receber, nos dias 7 e 8 de Junho, a 29.ª Feira de Artesanato de Alcoutim, um certame que é já uma tradição no roteiro turístico e cultural do Algarve.

PUB
 
O evento, com abertura marcada para as 16h00 de sábado, é uma organização da Associação “A Moira” em colaboração com a autarquia que concede apoio logístico e financeiro. 
 
Para além de pretender valorizar e promover o artesanato e produtos locais, através da mostra e venda direta por parte dos próprios artesãos e produtores, o objetivo desta iniciativa passa também pela divulgação da gastronomia, música, folclore, o património etnográfico da região, dando a conhecer a cultura popular serrana. 
 
Durante dois dias os visitantes são transportados numa espécie de viagem no tempo, descobrindo um Algarve genuíno, ainda vivo e real, e os saberes, usos e costumes das suas gentes. 
 
Nesta edição a organização aposta no aumento do número de artesãos, com grande parte dos artesãos a demonstrar ao vivo o seu saber, e da exposição etnográfica, estando representadas diversas atividades do quotidiano rural, que constituem artes e ofícios atualmente quase extintos. 
 
Em termos de artesanato regional será possível encontrar trabalhos em madeira, em couro, arranjos florais, cestaria, olaria, bonecas de juta, mantas e xailes de lã. Poderão também adquirir-se produtos alimentares da serra, como os queijos e enchidos, chás de plantas medicinais, aguardentes e licores, mel e derivados, doces regionais, entre outros.
 
Nas tradicionais tasquinhas os visitantes poderão saborear a gastronomia regional, à base de pratos de caça e de peixe do rio, e, em simultâneo, desfrutar da animação de palco e de rua ao som da Música Popular Portuguesa
 
A entrada no recinto da feira é gratuita.