O município de Alcoutim em parceria com o Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, contando com o apoio do Ministério da Administração Interna, desenvolveu o projeto “+ Próximo” com vista à redução das vulnerabilidades dos idosos em isolamento.
Em comunicado, a autarquia regista que, a implementação da Teleassistência “é um projeto pioneiro no sotavento algarvio”, tendo como objetivo combater o isolamento.
Através do simples toque de um botão, este sistema permite ao idoso em situação de solidão, emergência/urgência ou segurança ser contactado por um técnico especializado que acionará a melhor resposta.
A edilidade informa ainda que, o utente dispõe de um terminal telefónico fixo e de uma pulseira ou colar, com botão de alarme, que ao ser pressionado de qualquer parte de sua casa, estabelece contacto telefónico imediato com o Contact Center da CVP, que garante o apoio a situações de emergência/urgência, segurança e solidão, 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Para o efeito, será disponibilizada uma equipa de dois técnicos da estrutura de Emergência do Centro Humanitário de Tavira para estabelecer proximidade e implementar o serviço de Teleassistência junto da população idosa, bem como monitorizar o seu estado de saúde através de avaliações dos parâmetros vitais.
A deslocação dos técnicos da Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa acontecerá três vezes por semana e abrange cerca de 80 idosos sinalizados no concelho de Alcoutim, frisa a autarquia, realçando que este projeto pioneiro irá permitir aos idosos isolados “usufruírem de um acompanhamento de 24 horas, 365 dias por ano”.
O Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, afirma que: «Queremos estar presentes de diversas formas junto da população sénior: através do desporto, da cultura, com os Polos da Universidade Sénior e, também, ajudando aqueles que têm maiores problemas de isolamento, colaborando para que a sua segurança seja reforçada».