Foi no passado dia 15 de março, à luz da 3ª fase de candidatura ao Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), designada por “READY – Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo” que, a Câmara Municipal de Alcoutim, recebeu a sua aprovação, para o desenvolvimento de uma ciclovia à vila de Alcoutim, com cerca de 6,73 Km.
Face a esta operação, surge ainda a criação de um centro de BTT, com uma área de cerca de 193m2, dotado de infraestruturas de apoio que incluem, instalações sanitárias e um local adequado e com equipamento para a lavagem e manutenção das bicicletas. É deste centro de BTT que a ciclovia irá subdividir-se até ao centro da vila, realizando um circuito fechado pela EN122-1, convergindo no Caminho Municipal 1055 e que irá unir a Corte Tabelião e, posteriormente, intersetar nesse mesmo ponto a via Algarviana.
De acordo com os dados obtidos através do Município de Alcoutim, o objetivo passa por desenvolver o turismo ativo, promover o património natural, levando à sua valorização, e consolidar as infraestruturas âncora presentes no Algarve, designadas para a prática da atividade de cicloturismo e pedestrianismo, criando condições de apoio económico nos territórios de baixa densidade.
Enquadrada no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, esta operação, com um investimento elegível de 732.625,93 euros e uma comparticipação comunitária (FEDER) de 512.838,15 euros, deverá estar concluída até 31 de dezembro de 2022.