A autarquia de Alcoutim assinou no passado dia 10 de setembro, o contrato de empreitada com a empresa “Caetano Costa & Costa, Lda.”, com vista à construção de um espaço para dinamização de produtos endógenos na localidade.
A operação, incluída no programa PADRE, pretende construir uma loja de artesanato, doces regionais e merchandising de Alcoutim, localizado na avenida Eng. Duarte Pacheco, com o objetivo de criar condições de venda e exposição de produtos endógenos existentes no território.
Segundo a autarquia, "pretende-se potenciar a criação ao empreendedorismo local, com identificação de oportunidades de negócio, bem como a criação de postos de trabalho, através do autoemprego, a instalação de microempresas e de artesãos locais, fixado a população no território".
Serão promovidos e comercializados aos visitantes produtos locais, produzidos no território, motivando o trabalho em rede dos atores locais, com vista à certificação dos respetivos produtos.
O preço da empreitada é de € 303.645,77 acrescido de IVA, à taxa legal em vigor, tendo um prazo de execução de 24 meses a contar da data do auto de consignação de trabalhos.
O presidente do Município reforça que, «respeitamos muito a herança cultural local. Expandir os espaços de comercialização é uma forma de dar mais visibilidade ao trabalho dos nossos artesãos. É uma valorização da nossa cultura».