Sociedade

Alcoutim vai ter gabinete de atendimento da APAV

 
O Município de Alcoutim assinou em conjunto com outros municípios algarvios, entidades nacionais e regionais e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima um protocolo, no âmbito da prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, eliminação de estereótipos e combate à discriminação.

 
Essencialmente o protocolo assinado "visa a implementação, manutenção e melhoria das respostas de prevenção e proteção existentes nos concelhos algarvios neste domínio", refere o Município em nota enviada à comunicação social.
 
Este protocolo prevê diversas medidas e ações, entre elas cursos de formação dirigidos a diferentes profissionais, ações de sensibilização, divulgação de material informativo, trabalhos e estudos de pesquisa e investigação científica e a implementação de serviços de atendimento às vítimas de violência doméstica. 
 
No que se refere especificamente ao serviço de atendimento, este será assegurado no Município  pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação, às segundas-feiras entre as 10h00 e as 13h00, a partir do próximo dia 14 de outubro.  
 
Através deste Polo de Atendimento da APAV será disponibilizado apoio prático, psicológico, jurídico e social às vítimas de crime, famílias ou amigos/as, de forma gratuita e confidencial.