Sociedade

ALCOUTIM:Pólo do Centro de Saúde de Vaqueiros reabriu para 350 utentes

No passado dia 29 de agosto o Pólo do Centro de Saúde, em Vaqueiros, reabriu, reforçando os serviços de saúde do Concelho de Alcoutim.

PUB
 
O Pólo do Centro de Saúde, em Vaqueiros, está a funcionar às terças e quintas-feiras, das 14h00 às 17h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.
 
A Câmara Municipal de Alcoutim recorda em nota de imprensa, que através do protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, cedeu gratuitamente à ARS Algarve a antiga Escola Primária da localidade e assumiu a reconversão do edifício, suportando a totalidade das obras de adaptação do espaço, tendo investido cerca de 50 mil euros.
 
O Pólo de Saúde de Vaqueiros, abrange cerca de 350 utentes, tendo sido encerrado em outubro de 2013, pela ARS, que alegou o estado em que as instalações se encontravam, afirmando que as mesmas estavam obsoletas, deterioradas, sem condições de acessos para deficientes, com má acessibilidade, obrigando a encargos elevados para a sua requalificação, forçando os munícipes da freguesia a deslocarem-se ao Pólo de Saúde de Martim Longo, sujeitando alguns utentes a percorrer cerca de 60 kms, sem recurso a transportes públicos.
 
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, referiu que «O dia 29 de Agosto de 2017 ficará, pelas boas razões, na história de Alcoutim e mais concretamente na freguesia de Vaqueiros, como o dia em que uma extensão de saúde encerrada, reabre portas no concelho. Uma batalha árdua que se iniciou em 2013, como primeiro acto público em que participei como Presidente de Câmara. Agradeço a colaboração do presidente da ARS, à presidente do conselho clinico da ARS, à presidente do ACES, aos profissionais clinico e não clinico de Alcoutim, ao presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros, ao meu Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação e toda a minha equipa, a todos os profissionais que incansavelmente trabalharam na construção da solução que permitiu a reabertura, nomeadamente execução das obras no edifício que terminaram dentro dos prazos previstos».