Ambiente

Aldeamento turístico em Tavira regula iluminação pública por bluetooth (C/Vídeo)

O Aldeamento Turístico Pedras da Rainha, em Tavira, inserido no Parque Natural da Ria Formosa, acaba de implementar um projeto sustentável de iluminação inteligente.

Sem a necessidade de abrir valas, nem de usar cablagem, e de uma forma completamente autónoma, foram instaladas luminárias solares SunStay que oferecem iluminação pública ao aldeamento de forma inteligente, limpa e sustentável.
 
Em comunicado o aldeamento turístico explica que no essencial, as luminárias solares SunStay, produzidas pela empresa Signify do Grupo Philips, são totalmente sustentáveis e incluem bateria, detetor de movimento e painéis fotovoltaicos que se adaptam ao nascer e ao pôr do sol, tornando a luminária autónoma e sustentável. É ainda possível a conexão por bluetooth que permite a gestão das luminárias através de uma aplicação, sendo possível definir os níveis de iluminação adaptáveis ao local, permitindo a poupança de recursos, dado que se trata de uma energia renovável, e ainda a poupança de meios financeiros.
 
Almeida Pires, Diretor Geral de Pedras da Rainha afirma que “O Algarve é uma das regiões mais privilegiadas do nosso país, e com 300 dias de sol por ano ainda há mais razões para apostar em soluções sustentáveis e inteligentes. Queremos reduzir a pegada ecológica e acreditamos que estamos a contribuir para que o Algarve seja cada vez mais um destino inteligente e sustentável, e ao inserir as luminárias solares Sunstay no aldeamento Pedras da Rainha estamos a dar um exemplo de boas práticas e a apostar no futuro.