Já é tradição no primeiro sábado de agosto (dia 3), realizar-se na Cortelha a festa dedicada à gastronomia serrana que inclui também o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que este ano conta com a participação de 4 ranchos folclóricos e etnográficos.
Para além do grupo anfitrião, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão - Cortelha, o evento vai dar a conhecer as danças e cantares de vários pontos do país, com a atuação do Rancho Etnográfico Danças e Cantares da Barra Cheia, do concelho da Moita, da Velha Guarda do Folclore da Nazaré e do Rancho Folclórico de Vinhó, do concelho de Gouveia.
Paralelamente, será possível degustar os pratos típicos da zona serrana algarvia como o jantarinho de grão, galo guisado com batatas, borrego com grão, entre outros petiscos.
Após o jantar haverá baile ao som do acordeão de Valter Cabrita e será ainda possível apreciar e adquirir peças artesanato aos artesãos do Caldeirão, presentes na festa.
O evento decorrerá no renovado pavilhão do polidesportivo da Cortelha, sob a organização da Associação dos Amigos da Cortelha.
Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão que têm entrada livre, contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, do Turismo do Algarve, do INATEL e da Escola de Salir.