Cultura

Aldeias do interior do Algarve recebem atividades que juntam natureza, gastronomia e cultura local

QRER
QRER  
De setembro a dezembro, o interior do Algarve recebe a iniciativa "Convite ao Interior", pela Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade - QRER, sediada em Querença. As aldeias de Alte, Ameixial, Querença, Estoi e Giões, recebem atividades que juntam natureza, gastronomia e cultura local.

PUB

A primeira iniciativa acontece no dia 6 setembro: “Ver o céu à noite na natureza, no Moinho do Gentil” (Querença), uma noite para observar estrelas, convívio e pintura coletiva, numa coorganização da Rêverie / Leonor Isidoro.

A 20 setembro, acontece o “Workshop de queijo fresco tradicional” nos Giões (Alcoutim), da ordenha à degustação, conduzido pelo Recanto d’Aldeia. No dia 21, promove-se “Uma Viagem por Sabores da Antiguidade”, experiência de confeção e degustação gastronómica, inspirada nas puls romanas, nas Ruínas Romanas de Milreu, em parceria com o Património Cultura, I.P., numa coorganização de Susana Calado Martins. 

No dia 27 setembro, a aldeia do Ameixial, recebe a iniciativa “Criaturas da Floresta”, teatro interativo em plena natureza, pensado para famílias e crianças, coorganizado pela Associação Picada Cultural. Finalmente, no dia 28, o programa encerra com “Caminhos de Pedra e de Água”, uma caminhada interpretativa pelas levadas de água da Fonte Filipe (Querença), onde os participantes ficam a conhecer como se geria a água no passado e refletir sobre o seu valor nos dias de hoje, numa coorganização da Rêverie / Leonor Isidoro.

Toda a programação pode ser acompanhada na Agenda da QRER em www.qrer.pt, através do e-mail [email protected] ou nas páginas da QRER no Facebook e Instagram.

Todas as atividades têm limite de vagas. A organização recomenda que os interessados se inscrevam antecipadamente e dentro do prazo estabelecido para cada atividade. Algumas das atividades já têm inscrições abertas. Outras serão anunciadas em breve.

Na sua primeira edição, em 2024, o programa somou 11 atividades, 84 participantes e vários coorganizadores e convidados especialistas, que trabalham no interior do Algarve, a maioria cooperadores da QRER. 

Mais informações em: www.qrer.pt | [email protected] | 925 390 939