Sociedade

Alemão que percorre costa portuguesa a recolher lixo contou com a ajuda de alunos olhanenses

Cerca de 20 alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria participaram esta manhã, na praia dos Cavacos, na iniciativa The Plastic Hike, que passou por Olhão com o apoio do Município, integrada no projeto Escola Azul.

PUB
Segundo explica nota do Município, da Foz do Minho a Vila Real de Santo António, o objetivo desta aventura, que contou com a participação dos jovens olhanenses, «é alertar para a importância e urgência da redução da utilização de plásticos cuja percentagem de reciclagem é de apenas pouco mais de 10%».
 
Um biólogo alemão está a percorrer a pé os 832 quilómetros da costa portuguesa ao longo de 60 dias, para recolher o lixo que encontra nas praias. O périplo pretende alertar para o problema do plástico, em particular nos oceanos e praias, e apelar à consciencialização ambiental e à adoção de práticas mais sustentáveis por parte de quem se cruzar com a iniciativa. Em cada lugar onde passa, Andreas Noe desafia voluntários a juntarem-se a esta missão, como aconteceu na praia dos Cavacos, acrescenta a mesma nota.
 
A ocasião contou também com a presença do vereador do Ambiente, António Camacho que felicitou Andreas Noe pela iniciativa sublinhando que “será sempre bem-vindo ao concelho de Olhão”. O percurso do biólogo por terras portuguesas está a ser registado, e será posteriormente convertido em documentário.
 
Já os resíduos recolhidos pelos alunos olhanenses, serão colocados à disposição de artistas plásticos, que os converterão em obras de arte.