Sociedade

Alexandra Gonçalves é a nova diretora regional de Cultura do Algarve

A Secretaria de Estado da Cultura nomeou hoje Maria Alexandra Gonçalves como nova diretora regional de Cultura do Algarve, no âmbito dos concursos para cargos dirigentes superiores da administração pública.

PUB
 
De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), foram nomeados António Manuel Torres da Ponte para diretor regional do Norte, Ana Paula Amendoeira nomeada para diretora regional do Alentejo, e Maria Alexandra Gonçalves para diretora regional do Algarve. Foi reconduzida Celeste Amaro para diretora regional do Centro, 
 
Maria Alexandra Gonçalves, doutorada em Turismo pela Universidade de Évora, foi vereadora da Câmara Municipal de Faro entre 2009 e 2013, e desde 1997 que exerce cargos de docência na Universidade do Algarve na área do Turismo e da Gestão do Património. 
 
Na sequência dos concursos, saem dos cargos que anteriormente ocupavam, Aurora Carapinha, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Dália Paulo da Direção Regional de Cultura do Algarve, e Paula Araújo Silva, da Direção Regional de Cultura do Norte. 
 
A lei nº 64/2011, de 22 de dezembro, determinou a abertura de concursos públicos para os cargos dirigentes superiores da administração pública até 31 de dezembro de 2013. 
 
Todos os concursos estão a ser conduzidos pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), responsável pela sua abertura, receção de candidaturas, avaliação e entrevistas. 
 
As candidaturas dos três selecionados finais em cada concurso são depois enviadas ao secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que toma a decisão final. 
 
De acordo com a nota de imprensa da SEC, os três candidatos a cada cargo da direção regional de Cultura "foram entrevistados pessoalmente pelo secretário de Estado", Jorge Barreto Xavier. 
 
Na nota sobre os novos designados para os cargos de diretores regionais de Cultura, a SEC aponta que secretário de Estado "agradece o empenho e dedicação demonstrado pelos diretores regionais cessantes ao longo dos anos em que desempenharam os respetivos cargos".