A campanha Toneladas de Ajuda da EGF é dirigida a instituições de cariz social e sem fins lucrativos em Portugal, e está disponível na área de intervenção da Algar, a nível regional, e em cerca de 60% do território nacional, através das 11 empresas concessionárias do grupo EGF. A iniciativa permitiu impactar cerca de 18 mil pessoas através do apoio prestado por 120 instituições que participaram na campanha.
Em 2025, as instituições encaminharam para reciclar 522 toneladas de embalagens: 511 toneladas de papel/cartão, 7 toneladas de plástico/metal e 4 toneladas de vidro. Cada entidade recebe uma contrapartida monetária, em função da quantidade e fluxo de material entregue nas instalações das empresas EGF.
No Algarve, entre as instituições que mais se destacaram no ano passado, e que integram o top 3, estão o Banco Alimentar Contra a Fome, com a entrega de 487 toneladas de recicláveis, a Associação Pedacinho do Céu, com a entrega de 32 toneladas de recicláveis, e o Lar da Criança de Portimão, que entregou 3 toneladas de material.
"A campanha Toneladas de Ajuda demonstra que a reciclagem tem capacidade para gerar valor muito além da proteção ambiental. Ao transformar materiais recicláveis em apoio direto a instituições de solidariedade social, esta iniciativa mostra que cada gesto de separação pode ter um impacto concreto na vida das pessoas e das comunidades. É esta força coletiva que queremos reforçar com a nossa nova campanha ‘Juntos fazemos o impossível’: quando todos contribuímos, cada embalagem conta e cada escolha ajuda a construir um futuro mais sustentável e solidário. No Dia Mundial da Reciclagem, lembramos que reciclar é um gesto simples, mas com impacto real, todos os dias do ano”, sublinha Marta Neves, presidente da Comissão Executiva da EGF.