Em comunicado, a ALGAR adianta que a campanha pretende sensibilizar para a correta separação e deposição do vidro, associando boas práticas ambientais a causas sociais. A ação integra o projeto nacional “Toneladas de Ajuda”, do Grupo EGF ao qual a ALGAR pertence, e que apoia 118 IPSS no Algarve, beneficiando mais de 18.000 utentes.
Para Miguel Aranda, presidente executivo da ALGAR: “O vidro é um material 100% e infinitamente reciclável, podendo ser reaproveitado continuamente sem perder qualidade. Com a ‘Missão Reciclagem do Vidro’, não estamos apenas a reforçar hábitos de separação e a desviar material valorizável do aterro; estamos também a transformar cada garrafa e frasco em gestos concretos de solidariedade, que chegam diretamente às instituições e às pessoas que mais precisam. É desta forma que cuidamos do ambiente e da nossa comunidade ao mesmo tempo.”
Já para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde: “É fundamental continuarmos a trabalhar em estreita colaboração com os SGRU, para alcançarmos as metas da reciclagem de embalagens. O vidro, em particular, é o material que requer uma atenção especial e são campanhas como esta que nos permitem estarmos próximos dos cidadãos, levando a que separem corretamente e reciclem cada vez melhor as suas embalagens nos ecopontos. Para chegarmos ao ponto que queremos, que é alcançar as metas da reciclagem de embalagens, temos de continuar empenhados, a ser colaborativos e a investir em ações que gerem mais ação. O caminho só pode ser este.”
Durante o período da campanha, que decorrerá até fevereiro de 2026, por cada tonelada de embalagens de vidro entregue pelas IPSS nas instalações da ALGAR, será atribuído um valor financeiro ao BACF – Algarve, que será convertido em alimentos para distribuição às instituições sociais, sendo que, para incentivar a participação, o valor habitualmente atribuído no âmbito do programa “Toneladas de Ajuda” será majorado de 25 € para 132 €/tonelada durante o período da campanha.
A iniciativa pretende impulsionar a reciclagem de vidro na região, onde, em 2024, no âmbito da campanha “Toneladas de Ajuda”, foram recolhidas apenas 1,9 toneladas de vidro, um valor significativamente inferior às quantidades registadas nos restantes fluxos abrangidos pela mesma campanha, nomeadamente 563 t de embalagens de papel/cartão e 12 t de embalagens de plástico/metal.
O programa “Toneladas de Ajuda”, iniciativa-mãe desta campanha, conquistou em 2025 o Prémio Nacional de Sustentabilidade, atribuído pelo Jornal de Negócios na categoria de Comunicação em Sustentabilidade, reconhecendo o impacto positivo do projeto, a inovação e a mobilização junto das IPSS e da sociedade.
As IPSS da região devem separar corretamente as embalagens de vidro (garrafas e frascos) e entregá-las nas instalações da ALGAR com unidades de triagem ou nas instalações do Banco Alimentar em Faro ou Portimão. Cada tonelada entregue será convertida em ajuda alimentar através do BACF – Algarve.
A ALGAR assinala que, em 2025, Portugal continua abaixo da meta europeia de reciclagem de vidro, fixada em 70%. Dados da Sociedade Ponto Verde indicam que o país recicla cerca de 50% das embalagens de vidro, valor inferior ao objetivo e com ligeira tendência de redução em alguns períodos do ano.
Para mais informações sobre locais de entrega e detalhes da campanha, visite: www.algar.com.pt