A ALGAR, empresa certificada, responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos do Algarve, iniciou hoje as comemorações do Dia da Criança (1 de junho), e prepara-se para celebrar o Dia do Ambiente (5 de junho) com uma semana cheia de atividades de Educação Ambiental.
A empresa adianta em nota enviada à imprensa, que esteve hoje na Escola internacional do Algarve, em Lagoa, para promover boas práticas ambientais, através de atividades que visam a sensibilização desta temática.
No dia 3 de junho, em Faro, a Algar irá dinamizar uma ação dirigida ao pré-escolar na EB1/JI de Montenegro, onde será explicado que separar para reciclar é a solução para um mundo melhor e mais limpo.
Na semana do Ambiente (5 de junho) a Algar irá estar com o Veiculo de Educação Ambiental no Município de Lagos, junto à Escola EB de Santa Maria.
Entre 4 e 7 de junho as escolas convidadas pela Câmara Municipal de Lagos vão participar nas atividades promovidas pela empresa.
Os grupos de jovens que visitarem o Veiculo de Educação Ambiental serão sensibilizados para o impacte ambiental causado pela ação do homem. O tema dos resíduos e a sua correta gestão estarão em destaque nesta ação, cujo objetivo é alertar os mais novos para a importância da correta separação e deposição das embalagens recicláveis nos ecopontos.
Neste contexto, a Algar chama a atenção de que todos podem colaborar, desempenhando boas práticas e promovendo hábitos cívicos com vista a proteger o planeta.
Os alunos poderão também verificar alguns materiais obtidos através de processos de triagem de resíduos, que são depois utilizados na produção de novos produtos, além de constatar que quando ajudam na “reciclam” contribuem para a redução da utilização de matérias-primas virgens no fabrico de novos objetos, sendo um bom exemplo o plástico das garrafas de água, que depois de ser reciclado permite obter fibra têxtil para produzir uma t-shirt.
O vidro que é infinitamente reciclável, pode gerar mais embalagens de vidro, poupando-se a areia dos rios necessária na sua produção.No caso do papel, quando é reciclado, evita o abate de árvores.
A Algar acrescenta na mesma nota que tem diversas atividades de educação ambiental disponíveis à população durante todo o ano, podendo ser consultadas no Guia de Atividades de Educação Ambiental, em www.algar.com.pt.