Sociedade

Algar conta com a sua ajuda para apoiar a NECI

 
O concurso “Melhor desempenho, melhor Reciclagem” lançado pela Tetra Pak e a Sociedade Ponto Verde, vai apoiar uma instituição de cariz social indicada pelo Sistema de Gestão de Resíduos que, em 2021, registar maior aumento percentual de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) encaminhadas para reciclagem, face a 2020.

A Algar, empresa responsável pela gestão dos resíduos na região do Algarve e participante neste concurso, decidiu indicar a “NECI - Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso”, para beneficiar deste prémio, estabelecido em 10 mil euros, caso consiga, com a ajuda de todos, encaminhar maior quantidade de pacotes de bebidas. 
 
Em Lagos, a NECI é uma instituição sem fins lucrativos, com 32 anos de existência, que desenvolve o seu trabalho com crianças, jovens e adultos com problemáticas de âmbito social e deficiência.
 
Comporta três respostas sociais: (IPI) Intervenção Precoce, que consiste no acompanhamento das crianças até aos seis anos de idade; (CACI) Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão, consistindo no acompanhamento e desenvolvimento de competências em jovens com e sem deficiência mental e também Lar Residencial, vocacionado para o acompanhamento de jovens e não jovens com deficiências mentais, e mentais severas.
 
De acordo com a Algar, em 2020, foram encaminhadas na região do Algarve, mais de 400 toneladas de ECAL para reciclagem, no entanto, de acordo com a caracterização dos resíduos depositados em aterro, constatou-se que seria possível ter-se encaminhado para reciclagem mais de 2.000 toneladas deste tipo e resíduos, na medida em que foram incorretamente colocados no lixo comum (indiferenciado) em vez de serem separados e depositados no contentor amarelo do ecoponto.
 
Para que esta campanha resulte em pleno, é preciso que colabore, separando e depositando no ecoponto amarelo, todas as embalagens de cartão para alimentos líquidos, vazias, como por exemplo os pacotes do leite e de outros alimentos líquidos que utilize.
 
A Algar S.A. dispõe de mais de 3900 ecopontos distribuídos de forma estratégica em toda a região algarvia e ainda, de uma frota com cerca de 50 viaturas operacionais afetas à recolha seletiva, transferência de resíduos e outros serviços de apoio à população.
 
Para o desenvolvimento da sua atividade, a empresa conta atualmente com mais 400 colaboradores que asseguram o funcionamento das instalações e o tratamento e a valorização anual de 400 mil toneladas de resíduos rececionados nas suas instalações.