A Algar, empresa responsável na região do Algarve pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, representada pelo Administrador Executivo José Barreto, diz em nota de imprensa que, fez a entrega de 263 quilos de farinhas lácteas, num valor superior a mil euros, ao Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACF), representado por Nuno Alves, Presidente da instituição de solidariedade social na região.
Este gesto resulta de uma parceria entre a Algar e a ENTRAJUDA (Algarve), através da campanha “Separar para Alimentar”. A iniciativa, que em 2019 celebrou 6 anos de existência, foi criada com o propósito de sensibilizar a população para a importância da reciclagem e, simultaneamente auxiliar as famílias que diariamente são apoiadas pelo BACF - Algarve, através da entrega de alimentos nutricionais para crianças até aos 3 anos de idade.
A Algar anota que, este tipo de alimentos, motivado pela sua especificidade e valores de aquisição mais elevados, "são menos frequentes entre os donativos habitualmente recebidos pela instituição".
Segundo Nuno Alves, Presidente da Direção do BACF do Algarve, o BACF do Algarve, coopera atualmente com 120 instituições, prestando apoio a 4.516 famílias, mediante a distribuição de géneros alimentares a 10.750 pessoas, das quais 2.828 são crianças com idades inferiores aos 12 anos, para quem vai este apoio do “Separar para Alimentar”.
Refira-se que, o BACF contribui ainda com 23.540 refeições que são preparadas diariamente por 68 instituições (pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares).
A Algar recorda que, foram as famílias que geralmente recebem o apoio do BACF, que em 2019 entregaram as suas embalagens de plástico, metal e ECAL (embalagens de cartão para alimentos líquidos) vazias ao BACF-Algarve para que fossem recicladas e como contrapartida serão elas que vão receber esta ajuda, sublinhou.
«Desde 2013 que a campanha tem recebido a adesão por parte da população e de várias entidades locais, que com o gesto da separação dos resíduos já garantiu o encaminhamento para reciclagem de 49 240Kg de resíduos de embalagens e permitiu a entrega de 6.000€ em bens alimentares, ajudando assim quem mais precisa.», disse José Barreto, Administrador Executivo da Algar.
Esta campanha terminou em 2019 para dar lugar a uma nova causa “Toneladas de Ajuda”, um novo projeto que está a decorrer e que o BACF – Algarve também já fez questão de abraçar.
Segundo a Algar, trata-se de uma nova campanha que tem como objetivo valorizar todos os resíduos recicláveis que as instituições inscritas queiram entregar na empresa, nomeadamente, as embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro, em troca de uma contrapartida financeira.
A mesma nota refere que, todos os que desejarem colaborar com a “Toneladas de Ajuda”, a favor do BACF- Algarve, poderão entregar, separadamente, as embalagens usadas acima referidas, nas instalações da Algar que se encontram distribuidas por toda a região do Algarve.
A empresa aconselha que no momento da entrega, deverá informar que o faz a favor da referida instituição.