Sociedade

Algar instala novos ecopontos no Algarve e oferece kits de reciclagem

Em nota de imprensa, a Algar, S.A. informa que, continua a instalar ecopontos na via pública, por todo o Algarve, para a deposição dos resíduos recicláveis, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à população e visitantes da região.

PUB
 
Em simultâneo, a empresa está a promover uma ação de sensibilização Recicla+ a qual, para além de divulgar a instalação destes equipamentos e esclarecer sobre as regras de utilização dos ecopontos, incentiva à utilização dos mesmos. Na mesma nota, a empresa avança que, está a oferecer kits de reciclagem (ecobags e sinaléticas) aos primeiros 500 contactos que dirigirem o seu pedido para o email [email protected].
 
A referida ação de sensibilização, «que é realizada em todos os concelhos da região» através do envio de informação via CTT, «alerta que há muito trabalho a fazer na reciclagem».
 
Na mesma publicação a Algar lembra que, muitos resíduos de embalagens recicláveis continuam a ser colocados pela população nos contentores dos resíduos indiferenciados (lixo comum). Estes resíduos são recolhidos pelos municípios e têm como destino o aterro. Apenas os resíduos depositados e recolhidos nos ecopontos são reciclados, sublinha a mesma fonte.
 
De janeiro a junho de 2020 a Algar recolheu cerca de 14 mil toneladas de resíduos recicláveis nos ecopontos, no entanto, «a população depositou o dobro de recicláveis nos contentores dos resíduos indiferenciados», nesse mesmo período, inviabilizando a sua reciclagem, assinala a empresa no mesmo documento.
 
Atualmente a Algar disponibiliza 3990 ecopontos para a deposição seletiva de embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro em toda a região do Algarve, perfazendo o rácio de um ecoponto por cada 100 habitantes.
 
De forma a facilitar a vida ao cidadão, a empresa informa que para localizar o ecoponto mais próximo basta aceder ao site da Algar em www.algar.com.pt, «onde utilizando a georreferenciação, facilmente, poderá encontrar o equipamento mais perto da sua casa», completa.
 
Refira-se que, a Algar -  Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. é responsável pelo tratamento, valorização dos resíduos urbanos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão,Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.