A ALGAR, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos, prosseguindo a sua estratégia para fazer face ao aumento da produção dos resíduos no período do Verão, que quase que triplica, procedeu à subcontratação do serviço de recolha de ecopontos em alguns Municípios, adquirindo três viaturas para assegurar a transferência dos resíduos sólidos urbanos das estações de transferência para os aterros sanitários.
A ALGAR informa que possui 8 estações de transferência distribuídas pela região, onde as câmaras municipais entregam os resíduos indiferenciados recolhidos nos 16 concelhos. Os resíduos são compactados e depois transportados para os dois aterros sanitários situados em Portimão e Loulé, respetivamente.
O investimento, de cerca de 280 mil euros, permite à ALGAR substituir as viaturas antigas, que devido às necessidades de manutenção e reparação constantes, implicavam períodos de paragem, situação que também comprometia a atividade de Recolha Seletiva (recolha de embalagens recicláveis depositadas nos ecopontos).
As novas viaturas agora adquiridas estão equipadas com um sistema de redução de partículas e de óxido de azoto, cumprindo a mais recente norma EURO VI. Além disso, possuem kits de defletores aerodinâmicos nas cabines, que diminuem a resistência do ar e consequentemente a redução do consumo de combustível.