Este ano letivo, com o objetivo de valorizar as boas práticas ambientais na escola, a Algar promove uma série de atividades especialmente dedicadas aos mais novos.
Desde ações de Educação Ambiental para todas as faixas etárias, incluindo auxiliares e professores; prémios para as boas práticas ambientais de separação das embalagens usadas e ainda uma digressão de planetários itinerantes “A nossa Casa é um Planeta”, com exibição de filmes 360º dedicados às temáticas da prevenção, reutilização e reciclagem, são as propostas da empresa que recolhe, trata e valoriza os resíduos sólidos de todos os Municípios do Algarve.
Segundo a Algar neste momento está a ser divulgado nas escolas o projeto "Ecovalor", programa integrado na Operação Comunicação Ambiental Estratégica com vista à valorização de resíduos urbanos, cofinanciada pelo POSEUR, que abrange todos os níveis de ensino do Algarve.
Em nota enviada à imprensa, a empresa revela que a iniciativa vem substituir o anterior projeto escolar da Algar conhecido por “Vamos dar Vida aos Resíduos”, que durante 6 anos mereceu destaque na região, no âmbito das atividades realizadas ao abrigo do eco escolas.
Do programa "Ecovalor" fazem parte o concurso de recolha de resíduos recicláveis "Separa e Ganha", que visa aumentar as quantidades de resíduos recicláveis encaminhados para reciclagem, sensibilizar e educar a comunidade para a correta utilização dos Ecopontos; ações de sensibilização destinadas a diferentes públicos, que têm como objetivos a promoção da redução de resíduos urbanos na origem através da alteração de hábitos de consumo; a sensibilização ambiental para a gestão integrada dos resíduos (Política dos 3R); a instrução e sensibilização ambiental sobre as boas práticas face aos resíduos urbanos, bem como a correta utilização dos equipamentos de deposição.
As instituições escolares que aderirem ao programa, serão dinamizadas ações de sensibilização adaptadas às várias faixas etárias e níveis de ensino: Pré-escolar; desde o 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico; Ensino Secundário; Alunos do Ensino Superior, Professores e Funcionários dos diferentes estabelecimentos de ensino.
O concurso "Separa e Ganha" consiste numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão, de cada município.
Os estabelecimentos de ensino poderão inscrever-se no programa sendo premiados de acordo com as quantidades separadas e entregues para reciclar.
Será atribuído um prémio a todos os estabelecimentos de ensino que consigam atingir no mínimo uma tonelada de plástico/metal e/ou uma tonelada de papel/cartão e/ou uma tonelada de vidro, durante o ano letivo 2018/19. As escolas que também separarem resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, receberão uma bonificação extra pelo seu desempenho, assegura a Algar.
O regulamento "Ecovalor" já está disponível no site da Algar (www.algar.com.pt). Caso as escolas queiram antecipar a sua candidatura ao concurso "Separa e Ganha", deverão preencher e enviar o formulário para o endereço de email -
[email protected].
A iniciativa é dirigida a todas as escolas do Algarve.