Sociedade

Algar promove “Recolha Solidária de Brinquedos” para dar nova vida aos objetos

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que decorre de 21 a 29 de novembro, tem este ano como tema central os "Resíduos invisíveis".

PUB
Em comunicado, a Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A, lembra que, de acordo com o site oficial da european week for waste reduction (https://ewwr.eu), a produção de um smartphone com menos de 200 gramas, entregue numa embalagem pequena, gera em média, 86 quilos de resíduos produzidos nos processos de produção desses artigos, designados de resíduos invisíveis, ou seja: «não podem ser reciclados e têm como destino os aterros».
 
A empresa sublinha que perante esta realidade, «todos podemos agir e contribuir para reduzir o desperdício invisível». A produção e consumo sustentável só será possível se os produtos/objetos tiveram uma vida útil mais longa, «ou seja, se os reutilizarmos, repararmos, se os comprarmos em segunda mão, alugarmos e/ou compartilharmos em vez de possuí-los, as possibilidades são imensas».
 
A Algar refere que, o aumento de vida útil dos objetos, reduz não só a necessidade de nova produção como leva a uma diminuição dos resíduos.
 
Recorde-se que, a Algar e a Entrajuda associam-se todos os anos à SEPR, incentivando a prevenção de resíduos através da promoção de uma campanha de angariação de brinquedos usados (bonecos, bolas, livros, jogos, cds, entre outros) intitulada “Recolha Solidária de Brinquedos”, que vai decorrer em todas as instalações da Algar, (www.algar.com.pt), até ao final do mês de novembro e com a qual poderá contribuir. Os brinquedos angariados, desde que estejam em bom estado de conservação, serão depois entregues às famílias carenciadas apoiadas pela Instituição de Solidariedade Social Entrajuda.