A ALGAR, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos, que engloba os 16 Municípios da região, pensando na época alta que se avizinha está a desenvolver uma estratégia enquadrada no novo Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos (PERSU 2020).
Para fazer face ao período de Verão, a empresa refere em comunicado, que traçou um plano que inclui o aumento do número de viaturas para a recolha seletiva, garantir apoio operacional externo na recolha de ecopontos e aumentar os efetivos com recurso a contratação de mão-de-obra temporária.
Para além disso irá incrementar o número de contentores nos ecopontos, reforçar a recolha no comércio e serviços, promover campanhas de sensibilização e, dar início a um projeto-piloto de Recolha-Porta-a-Porta.
Para que a implementação deste plano seja possível, a ALGAR conta com a colaboração dos Municípios, nomeadamente, na maior flexibilidade dos horários de recolha, reforço da sinalética nos ecopontos, alerta para os estacionamentos abusivos que condicionam o acesso aos pontos de recolha e, ainda, o aumento do controlo e fiscalização de deposição incorreta.
O principal objetivo foi criar uma estratégia conjunta, procurando garantir-se uma colaboração estreita entre as equipas da ALGAR e as Autarquias na resolução das dificuldades que surgem durante a Verão, onde a população da regiao triplica.