Economia

Algarve 2020 investe mais de 2 milhões de euros em cursos de especialização tecnológica

 
O Programa Operacional CRESC Algarve 2020 publicou hoje o aviso, para apoiar a dinamização e funcionamento dos cursos de especialização tecnológica (CET) no Algarve, com uma dotação prevista de €2.000.000,00 (dois milhões de euros).

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve - (CCDR),  adianta em nota enviada à comunicação social, que os CET são formações de carácter técnico de nível pós-secundário não superior, que combinam formação geral e científica, formação tecnológica e formação prática em contexto de trabalho, visando a aquisição do nível de qualificação 5 do Quadro Nacional de Qualificação (QNQ). São também uma oportunidade de qualificação para jovens e adultos que pretendam retomar e/ou completar estudos, atualizar-se ou especializar-se em determinadas áreas, acrescenta a mesma nota.
 
Segundo a mesma entidade, estes cursos têm como objetivos, responder à necessidade de quadros intermédios verificada na economia regional; formar técnicos especializados e capazes de assumirem, de forma relativamente autónoma ou independente, responsabilidades de conceção e/ou de gestão, e melhoria da coordenação da oferta formativa e da articulação entre as instituições, designadamente entre entidades de formação e entidades empregadoras.
 
Serão financiados os cursos desenvolvidos em áreas alinhadas com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) do Algarve, designadamente, os que visem capacitar profissionais para as áreas da Saúde, Turismo, Energias Renováveis, TIC e Indústrias Culturais e Criativas, Mar e setor Agroalimentar.