Economia

Algarve aposta na qualificação de jovens para o setor turístico

O montante do investimento total foi superior a 5,8 milhões de euros, ascendendo o financiamento pelo Fundo Social Europeu (FSE) a quase 4 milhões de euros.

PUB
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve -  CCDR, faz saber que, ao longo do atual Quadro Financeiro Plurianual (2014 a 2021), os fundos europeus geridos pelo Programa Operacional do Algarve - CRESC ALGARVE 2020, «constituíram-se como um importante instrumento de promoção da qualificação de jovens profissionais para o setor turístico na região».
 
A mesma fonte destaca que se realizaram 38 cursos de especialização tecnológica, ministrados pelas Escolas de Hotelaria e Turismo, «envolvendo largas centenas de formadores» e mais de 56 mil horas de formação, permitindo a qualificação profissional e pós-secundária a cerca de 800 jovens.
 
Segundo a CCDR/Algarve, esta aposta, que visa suprir a necessidade de quadros intermédios necessários à melhoria da competitividade das empresas e da economia regional, constituiu, para os jovens, uma oportunidade de melhoria da qualificação, de atualização e/ou especialização em atividades com elevado potencial de emprego, habilitando-os a uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho.
 
Este investimento encontra-se ainda alinhado com o Plano de Ação “Reativar o Turismo - Construir Futuro”, instrumento para o relançamento pós-Covid do Turismo, integrando o Programa de Captação de Talento para o setor estratégico da economia regional do Algarve, completa a mesma fonte.