Passados pouco mais de seis meses após a sua criação, o Algarve Biomedical Center promove as suas primeiras jornadas dedicadas à investigação, num encontro que terá lugar no próximo dia 24 de novembro, no auditório do Centro Hospitalar do Algarve, em Faro.
Este primeiro evento público do recém-criado consórcio entre o Centro Hospitalar do Algarve e a Universidade do Algarve pretende reunir investigadores, alunos, profissionais de saúde e representantes de diversas entidades ligadas ao ensino, formação, investigação científica e desenvolvimento regional, numa iniciativa que se propõe debater o estado da arte da investigação na região algarvia, apresentar a produção científica do Centro Hospitalar do Algarve e incentivar o desenvolvimento de projetos e iniciativas de investigação entre as comunidades académica e hospitalar.
A sessão de abertura conta com a presença de dirigentes máximos de ambas as instituições que integram o consórcio, nomeadamente Joaquim Ramalho, presidente do Conselho de Administração do CHAlgarve, e António Branco, reitor da Universidade do Algarve.
Seguem-se mesas redondas moderadas e debatidas por alguns dos principais elementos dinamizadores do recém-constituído Algarve Biomedical Center e do centro de investigação da UAlg – CBMR (Center for Biomedical Research).
A última mesa da iniciativa surge com o tema “Quero fazer investigação, e agora?”, sendo integrada pelo presidente da CCDR-Algarve, Francisco Serra, pelo vice-presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Miguel Castanho e pelo presidente do INFARMED, Henrique Luz Rodrigues.
A par destes convidados, este último painel será partilhado por Nuno Marques, presidente do Conselho Executivo do Algarve Biomedical Center, e pela jurista do CHAlgarve, Florbela Alexandre.
A participação nas jornadas é gratuita mas carece de inscrição prévia, pelo que os interessados deverão efetivar a sua inscrição online, no endereço www.chalgarve.min-saude.pt
Algarve Primeiro