O protocolo de cooperação assinado pelo Algarve e por Sevilha para explorar oportunidades de promoção turística entre os dois territórios já está a dar resultados, já que segundo comunicado da RTA, "um em cada dez sevilhanos terá escolhido o destino algarvio para passar férias este ano".
A informação foi revelada no consulado de Portugal em Sevilha durante a ação que a Região de Turismo do Algarve (RTA) organizou nesta cidade espanhola, no último dia 2, para líderes de opinião e imprensa da Andaluzia.
O mercado espanhol tem estado em franco crescimento no Algarve, evidenciando aumentos nos hóspedes (+26,5%) e nas dormidas (+25,5%) entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o período homólogo.
Só nos primeiros nove meses de 2014, a região algarvia recebeu a visita de mais de 249 mil turistas espanhóis, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). E os sevilhanos terão sido responsáveis por cerca de 120 mil pernoitas.
«Estes números deixam-nos animados e acreditamos que sejam já um reflexo da parceria estabelecida entre a RTA e a Diputación Provincial de Sevilla», considera o dirigente do turismo algarvio, Desidério Silva, numa alusão ao protocolo firmado em 2013, e renovado em julho deste ano, por aquelas entidades com o objetivo de impulsionar o fluxo de turistas entre os dois territórios ibéricos.
Para Desidério Silva, «é necessário manter os acordos de cooperação entre o Algarve e a Andaluzia, já que instigam a movimentos turísticos com um impacto económico importante para ambos».
A relação entre a região algarvia e a comunidade autónoma da Andaluzia saiu reforçada esta terça-feira, após uma ação que decorreu no Consulado de Portugal em Sevilha para mais de 100 pessoas, entre associações empresariais, imprensa e entidades oficiais.
Pensada para voltar a mostrar aos espanhóis a oferta turística do Algarve, a iniciativa organizada pela RTA terminou da melhor maneira possível, com um show cooking de gastronomia regional, pelas mãos dos chefs do restaurante Tertúlia Algarvia, e com uma degustação de vinhos do Algarve.