Em resposta ao desafio lançado a nível nacional para a seleção de projetos portugueses aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, o Município de Faro, na qualidade de líder da rede de municípios Algarve Central recebeu ontem da mão do Iapmei o 1º prémio a nível nacional, na categoria Desenvolvimento do Ambiente Empresarial.
Este prémio reconhece o trabalho de cooperação, entendimento e concertação de esforços que os seus 6 municípios têm desenvolvido em diversas áreas.
Desde 15 de maio de 2012, que os munícipes e empresas dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, passaram a poder dar seguimento a assuntos relacionados com urbanismo, taxas e licenças, em qualquer um dos balcões de atendimento destes seis municípios, bem como poder contar com mais de 100 formulários harmonizados entre estes municípios.
Do desenvolvimento deste projeto, resultou a disponibilização dos diversos formulários de urbanismo, taxas e licenças nos balcões municipais, bem como, paralelamente, caminha-se para a submissão on-line, assegurando-se acessos diretos às diversas aplicações e bases de dados dos diferentes serviços municipais, a partir das lojas municipais existentes.
Com o atendimento descentralizado, independentemente do local de consulta ou das aplicações informáticas existentes, consolidou-se a melhoria dos serviços prestados à comunidade local, e em particular às empresas.
Trata-se duma iniciativa única a nível nacional, desenvolvida pela parceria territorial “Algarve Central”, ao abrigo das Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação, cofinanciada pelo QREN/PO Algarve 21.
Algarve Primeiro