Organizado pela primeira vez em 2010, o Algarve Classic Festival, "é considerado um dos maiores e mais relevantes encontros de carros históricos de competição da Península Ibérica, reunindo, em cada edição, mais de 300 automóveis e cerca de 500 pilotos oriundos de mais de 20 países", adianta nota da organização.
Entre um programa variado de corridas, o grande destaque vai para os "300 km Algarve Sportscars", uma estreia absoluta em Portugal. Com uma duração de 120 minutos ou 300 quilómetros, esta prova inclui paragens obrigatórias para reabastecimento e troca de pilotos, e aceitará protótipos construídos entre 1963 e 1972, bem como a GTs fabricados entre 1966 e 1980.
Disputada no final da tarde de sábado, a corrida terminará já com os carros de faróis acesos, numa evocação das grandes provas de endurance.
Esta prova tem a particularidade de ser única no panorama atual, uma vez que não existe nenhuma prova com este formato dedicada a sportscars - ainda que a corrida também permita a participação de carros de GT. Além disso, o formato é muito semelhante ao adoptado nos 250 km do Estoril do Iberian Historic Endurance, um modelo já testado e comprovadamente eficaz.
O programa de clássicos de Portimão, inclui ainda o Iberian Historic Endurance, a competição de referência para carros de Turismo e GT até 1976, a Carrera 80, destinada a GTs e Turismos até 1993, o Group 1 Portugal, dedicada a clássicos com especificações de Grupo 1 Pré-1981, a Single Seater Series, a única competição de monolugares em Portugal, e a ainda prestigiada GT & Sports Car Cup, reservada a GTs Pré-66 e Sportscars Pré-63 que participaram no Campeonato do Mundo de Endurance.
"Mais do que um conjunto de corridas, o Algarve Classic Festival será uma autêntica celebração da cultura automóvel clássica, com muita animação no paddock, exposições de automóveis clássicos e desfiles de clubes de automóveis antigos", lê-se no documento.
Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready: "Estamos muito satisfeitos por termos chegado a acordo o Autódromo Internacional do Algarve e assim regressarmos ao Algarve Classic Festival. Queremos oferecer uma experiência única que celebre a verdadeira essência do automobilismo clássico. Não desejamos que evento se resuma a um conjunto de corridas, pois é uma viagem no tempo, onde pilotos e público revivem o encanto e a emoção das grandes provas de resistência do passado. Estamos muito entusiasmados com a organização dos '300 km Algarve Sportscars', uma corrida que esperamos lançar já com os olhos postos no futuro, com a ambição de a transformar num dos momentos emblemáticos do evento. Temos várias ideias que gostaríamos de implementar ao longo dos próximos anos para tornar este evento ainda mais especial e diferenciador."
Já Miguel Praia, administrador da Parkalgar, "O Autódromo Internacional do Algarve tem um enorme carinho pelo Algarve Classic Festival, que consideramos ser, um dos quatro grandes eventos do ano para nós, a par com o MotoGP, SBK e ELMS. Por esses motivos, era essencial escolher um parceiro credível e que possa garantir uma evolução do evento, e a Race Ready responde a todos esses critérios, e seguramente, que todos os que nos visitarem nesse fim-de-semana, irão viver uma experiência única, sejam os pilotos como o público que desde a primeira edição nos visita. Juntos, queremos que o Algarve Classic Festival continue com toda a certeza, a ser um dos grandes eventos no sector em toda a Europa."