As 7 Maravilhas à Mesa® é a sétima eleição realizada em Portugal.
Provenientes de todas as regiões de Portugal, foram divulgas as 49 'Mesas', num total de 343 patrimónios, que os portugueses vão poder votar ao longo das Galas semanais, entre 22 de julho e 16 de setembro, transmitidas em direto pela RTP, com apresentação da dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato.
"A ideia desta edição era bastante ambiciosa, pois obrigava a fundir numa experiência de território, a gastronomia, os vinhos e azeites e roteiros turísticos. O que também dificultou a tarefa de eleger as pré-finalistas. Mas a verdade é que se conseguiram reunir propostas muito inovadoras e que projetam o interesse pela descoberta do país, o que, na verdade, constitui o objetivo principal desta iniciativa: a promoção dos grandes valores da identidade nacional", explica Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.
A partir de 22 de julho – altura em que se iniciam as galas – está nas mãos dos portugueses votar e eleger as 7 Maravilhas à Mesa®. As pré-finalistas incluem patrimónios tão distintos que vão desde os ex-líbris de cada região, aos petiscos tradicionais, pratos típicos, vinhos, azeites mas também roteiros turísticos que incluem patrimónios históricos, culturais e naturais, festivais, eventos e experiências únicas, e provenientes de entidades públicas e privadas.
"Acreditamos que a diversidade de patrimónios vai potenciar ainda mais a participação popular, já que é nestes temas que o cidadão se revê e onde manifesta o seu orgulho pela sua região e por ser português. O resultado final será, com certeza, um roteiro eno-gastronómico único do nosso país", afirma o responsável pelo projeto.
À semelhança das edições anteriores, as galas onde vão ser eleitas as 7 Maravilhas à Mesa® vão ser apresentadas pela dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato e transmitidas em direto na RTP, aos domingos em horário nobre, de 22 de julho até à grande final, a 16 de setembro.
Naquela que é uma das edições mais completas desde 2007, as 7 Maravilhas à Mesa® é a sétima eleição realizada em Portugal, entregando um selo de garantia às Mesas homenageadas e promovendo as regiões de Portugal enquanto destino turístico de referência.
As 49 Mesas pré-finalistas:
1.À Mesa com Ponta Delgada - O Segredo da Atlântida, Ponta Delgada - Açores
2.Alijó à Mesa, Alijó - Norte
3.Barco à Mesa na Zambujeira do Mar, Odemira - Alentejo
4.Loulé Tradição e Criatividade à Mesa, Loulé - Algarve
5.Mesa A Tasquinha Do Matias – Ucanha, Tarouca - Norte
6.Mesa Almeirinense, Almeirim - Alentejo
7.Mesa Beira Serra, Góis - Centro
8.Mesa Capital do Turismo Rural, São Roque do Pico - Açores
9.Mesa Cidade da Guarda, Guarda - Centro
10.Mesa Cidade de Beja, Beja - Alentejo
11.Mesa da Bairrada ao Mondego, Cantanhede - Centro
12.Mesa da Dieta Mediterrânica, Tavira - Algarve
13.Mesa da Experiência Única... Batalha, Batalha - Centro
14.Mesa da Maria Rita do Romeu, Mirandela - Norte
15.Mesa da Quinta do Martelo, Angra do Heroísmo - Açores
16.Mesa da Regaleira, Sintra - Lisboa
17.Mesa da Taberna do Petisco, Santa Cruz – Madeira
18.Mesa da Venda da Donna Maria, Funchal - Madeira
19.Mesa das Terras da Chanfana, Lousã - Centro
20.Mesa de Arraiolos, Arraiolos - Alentejo
21.Mesa de Aveiro – Salpoente, Aveiro - Centro
22.Mesa de Borba, Borba - Alentejo
23.Mesa de Braga, Braga - Norte
24.Mesa de Bragança, Bragança - Norte
25.Mesa de Casa Velha - Cacela Velha, Vila Real de Santo António - Algarve
26.Mesa de Chaves, Chaves - Norte
27.Mesa de Constância, Constância - Centro
28.Mesa de Gouveia, Gouveia - Centro
29.Mesa de Lagoa do Algarve, Lagoa - Algarve
30.Mesa de Maresias, Vila do Bispo - Algarve
31.Mesa de Monchique, Monchique - Algarve
32.Mesa de Montalegre, Montalegre - Norte
33.Mesa de Palmela, Palmela - Lisboa
34.Mesa de Porto Moniz Município, Porto Moniz - Madeira
35.Mesa de Silves: da Serra ao Mar, Silves - Algarve
36.Mesa de Vila Real, Vila Real - Norte
37.Mesa de Villa Oeiras, Oeiras - Lisboa
38.Mesa do Cordeiro à Moda De Monção, Monção - Norte
39.Mesa do Mar - Albufeira e Olhos De Água, Albufeira - Algarve
40.Mesa do Restaurante Os Amigos - S. Jorge, Calheta – Açores
41.Mesa dos Templários, Tomar - Centro
42.Mesa Encosta dos Túneis, Sever do Vouga - Centro
43.Mesa Lajes das Flores, Lajes das Flores - Açores
44.Mesa Lajes do Pico - Capital da Cultura da Baleia, Lajes do Pico - Açores
45.Mesa Madalena do Pico, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho, Madalena - Açores
46.Mesa Sabores de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz - Alentejo
47.Mesa Setúbal - Casa da Baía de Setúbal, Setúbal - Lisboa
48.Mesa Tipicamente Beirã – Cortiço, Viseu - Centro
49.Mesa Vila de Frades A 'Catedral ' dos Vinhos de Talha, Vidigueira – Alentejo