A semana começou com temperaturas ligeiramente abaixo das sentidas nos dias anteriores, o que quer dizer que o verão regressou à “normalidade” e que o calor está em conformidade com a estação do ano.
As altas temperaturas não estão previstas para esta semana, altura em que o céu se apresenta mais nublado em todo o território e a previsão de aguaceiros, ainda que fracos, se mantenha.
Para esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao meio da manhã, persistindo até ao início da tarde a norte do Cabo Carvoeiro.
Nas regiões do interior Norte e Centro, o IPMA prevê um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde.
O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial durante a tarde.
As temperaturas também estão a descer um pouco por todo o país e a aliviar a onda de calor que se tem feito sentir em todo o território.
Os termómetros em Lisboa vão oscilar entre 16 e 27 graus Celsius, no Porto entre 14 e 20, em Braga entre 13 e 26, em Viana do Castelo entre 13 e 20, em Vila Real entre 14 e 28, em Viseu entre 13 e 27, na Guarda entre 17 e 27, em Bragança entre 15 e 32, em Coimbra entre 13 e 25, Castelo Branco entre 15 e 32, em Santarém entre 14 e 29, em Évora entre 14 e 33, Beja entre 15 e 33 e em Faro entre 21 e 31.
As autoridades alertam para o risco de incêndio que se mantém em todo o país e a necessidade de adotar cuidados especiais com o fogo nesta altura do ano.
A exposição à radiação ultravioleta (UV) também merece uma atenção redobrada, já que, segundo o IPMA, esta terça-feira existe um risco acrescido de exposição ao sol devido à intensidade dos raios UV. O IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.