Sociedade

Algarve com quatro candidaturas ao título de "Aldeias de Portugal"

 
Alte, em Loulé, Cachopo, em Tavira, Paderne, em Albufeira e Parises em São Brás de Alportel foram pré-selecionadas como aldeias onde, nos próximos dois anos, se fará um trabalho de preparação para a sua candidatura ao título de "Aldeias de Portugal".

 
Conforme explica a associação In Loco, "Aldeias de Portugal" é uma rede nacional de aldeias "autênticas e genuínas", com potencial turístico e que pretende preservar, valorizar e dar a conhecer a essência da vida nas aldeias, consolidando os valores culturais que as caraterizam e incentivando a partilha do seu estilo de vida, "oferecendo aos visitantes uma experiência única de convivialidade e contacto com um Portugal autêntico".
 
A associação junta-se à parceria coordenadora da iniciativa "Aldeias de Portugal", com o objetivo de dinamizar o alargamento desta rede nacional ao centro do Algarve.
 
Após um convite generalizado a todos os municípios e freguesias integrados no território do Grupo de Ação Local "Interior do Algarve Central", várias foram as pré-candidaturas recebidas, no entanto, a associação confirma terem sido selecionadas, "dada a análise criteriosa e a limitação orçamental desta primeira fase", quatro aldeias candidatas.