Considerando que o próximo fim de semana coincide com o período de início de férias para grande parte dos portugueses e com a entrada de milhares de turistas e de emigrantes em Portugal, a Guarda Nacional Republicana irá intensificar as ações de patrulhamento e apoio, em todo o Território Nacional.
Com objetivo de garantir a segurança durante os deslocamentos, de e para os locais de veraneio e eventos de diversa natureza, próprios desta altura do ano, em que se regista um aumento substancial de tráfego, a GNR informa em comunicado que irá privilegiar uma atuação preventiva, orientando o esforço para as vias mais críticas da sua zona de ação, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar os automobilistas. Para o efeito, a GNR conta com o apoio da Guardia Civil de Espanha para, em conjunto, realizar ações de sensibilização e fiscalização, na proximidade das fronteiras.
Considerando que outra das preocupações da GNR é a prevenção da criminalidade contra o património, a mesma força de segurança relembra que está ativo o Programa Chave Direta, cujo objetivo é garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias, através da realização de ações de patrulhamento junto das mesmas durante a suas férias.
Atualmente, a GNR tem ainda implementado o Programa Turismo Seguro, com o objetivo de promover o apoio, a segurança e o combate ao crime contra o turista, nacional ou estrangeiro. Neste âmbito, os militares desenvolvem ações de informação e sensibilização a este público em específico, com a intenção de prevenir potenciais riscos e perigos durante a sua estadia.
Para promover e facilitar o policiamento de proximidade com os turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a GNR assinala que irá contar também com a presença permanente de militares da Guardia Civil de Espanha, da Gendamarie Nationale francesa e dos Carabinieri de Itália para a realização de patrulhamento misto, nas zonas balneares mais turísticas do Algarve, Porto, Lisboa e Setúbal.
Será ainda reforçado o patrulhamento em localidades espanholas, francesas e italianas mais frequentadas por portugueses, designadamente em Santiago de Compostela, Ourense, Lugo, Ayamonte, Isla Cristina, Lepe, Goian, Burgos, Alcanizes e Valladolid (Espanha), Landes e Biarritz (França), Florença, Roma e Veneza (Itália).
Finalmente, prevendo-se neste fim de semana temperaturas elevadas e o aumento do risco de incêndio, será também reforçado o patrulhamento terrestre em todo o território continental, no intuito de prevenir incêndios florestais. Para este efeito, a GNR, através das suas valências de Proteção da Natureza e Ambiente, territorial, investigação criminal, bem como do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), espera intensificar a vigilância das zonas de maior risco de incêndios.