O Algarve é a região do país que amanheceu com temperaturas mais amenas, numa semana que começa em linha com um fim de semana quente no restante território nacional.
A máxima prevista para Faro é de 33ºC, enquanto que a mínima se deverá situar nos 22ºC.
Os incêndios continuam a preocupar as autoridades e populações, sendo que o centro do país permanece em alerta laranja.
No Algarve, as atenções voltam-se para a prevenção, uma vez que o tempo quente e seco coloca alguns concelhos em risco de incêndio.
A ANPC pede à população cuidados redobrados com comportamentos de risco, a total proibição e limitação de fumar ou foguear em locais vulneráveis, bem como uma atenção redobrada a tudo o que possa ser um foco de ignição.
Face ao tempo quente e à radiação ultravioleta, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Em alerta de incêndio no Algarve, estão os concelhos de Aljezur, Monchique, Silves, Loulé, Tavira, Alcoutim, Castro Marim e São Brás de Alportel.
O tempo muito quente vai continuar esta segunda-feira, em todas as regiões do país, com exceção do Algarve. O dia vai apresentar-se com períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior e durante a tarde.
Está também previsto vento fraco, soprando moderado de sueste no Algarve e temporariamente do quadrante oeste durante a tarde na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Espichel.
Nas terras altas, prevê-se que o vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes moderado a forte na região Sul, em especial nas serras algarvias.
A previsão aponta ainda para pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior e no Algarve.
Algarve Primeiro