O tempo continua instável e a denotar uma primavera que oscila entre o calor intenso, a chuva, o vento e a trovoada.
Para esta quinta-feira, as previsões dão conta de céu limpo que pode ficar nublado e dar lugar a chuva e trovoada em muitos locais do país.
Ao mesmo tempo, espera-se um dia de bastante calor, apesar da chuva e trovoada que se fez sentir já em alguns locais do país.
As temperaturas podem chegar aos 35º, o que levou a Direção-Geral da Saúde a emitir um aviso.
Para o Algarve, as mínimas já estão a subir, sendo que, as máximas não deverão ultrapassar os 25ºC no litoral, mas subir até aos 30ºC no interior.
Embora esteja muito calor, todos os distritos de Portugal continental vão estar, a partir das 11:00, sob aviso amarelo (o terceiro mais grave) devido à possibilidade de chuva, que pode ser forte e sob forma de granizo, trovoada e vento forte.
Até às 21:00, preveem-se “condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, que ocasionalmente podem ser de granizo e para a ocorrência de trovoada e rajadas de vento forte”, informa o IPMA.
A DGS diz que deve ser evitada a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11.00 e as 17:00. O protetor solar com fator igual ou superior a 30 é muito importante, renovando a aplicação de duas em duas horas e após os banhos de praia ou piscina.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o risco à exposição aos raios ultravioletas (UV) é máximo em quase todo o país durante o dia de hoje.
A Direção-Geral da Saúde ativou dia 1 de maio o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão, que vigora até 30 de setembro.
Este plano pretende prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor intenso na saúde da população em geral e dos grupos vulneráveis em particular (idosos, crianças, grávidas, pessoas com doenças crónicas e pessoas que exercem atividades ao ar livre).
Portugal é um dos países europeus vulneráveis às alterações climáticas e aos fenómenos climáticos extremos, tendo em conta a sua localização geográfica e, segundo a DGS, há dados que sugerem que no existe uma tendência para o aumento da temperatura média global assim como para o aumento do número de dias por ano com temperaturas elevadas.
Num dia quente, devem redobrar-se os cuidados com os comportamentos em locais mais vulneráveis à ocorrência de incêndios. Para esta quinta-feira, a ANPC alerta para o risco de incêndio nos concelhos de Alcoutim, Tavira, Castro Marim e São Brás de Alportel. Segundo o IPMA, estão ainda sete municípios dos distritos de Beja, Faro e Bragança em risco muito elevado de incêndio.
Algarve Primeiro