A prova começa esta quarta-feira, com duas partidas marcadas para as 13h15:Canadá - Islândia, no Estádio Municipal do Parchal, Concelho de Lagoa e Noruega - Dinamarca no Estádio Algarve.
A seleção nacional joga esta sexta-feira, dia 1 de março, frente à seleção da Suécia às 16h45, no Estádio Municipal de Albufeira.
As duas equipas com a melhor classificação dos três grupos em prova irão disputar a final, a 7 de março.
Esta iniciativa desportiva, também conhecida por Mundialito de Futebol Feminino, traz à região a elite desta modalidade.
A Algarve Cup, competição realizada anualmente na região algarvia desde 1994, é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, numa parceria com a FIFA e a Associação de Futebol do Algarve.
Relativamente ao galardão propriamente dito, segundo a Federação Portuguesa de Futebol, o conceito do troféu conheceu o atual rosto em 2015, altura em que o modelo competitivo também foi remodelado. O troféu da Algarve, banhado a ouro e prata, foi idealizado e desenhado por Nuno Martins, desinger e professor universitário.
A imagem, de acordo com o criador, foi identificar a prova com a região onde esta é acolhida:"Pretendeu-se que exista uma identificação imediata com o sol do Algarve - uma das imagens de marca da região -, que está obviamente representado no topo da peça. Mas a vertente competitiva entre as seleções está igualmente presente, através dos elementos ponteagudos", realçou.