Os jogos da Algarve Cup 2019 no Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal, estão a ser marcados por uma iniciativa importante.
Segundo a Federação Portuguesa de Futebol, a campanha "Não à Violência!”, promovida pela Unidade de Cuidados na Comunidade D’Alagoa, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, da Administração Regional de Saúde do Algarve. I.P., através da sua Equipa de Prevenção da Violência no Adulto, está presente desde a primeira jornada e irá manter-se até ao final da competição.
Em declrações à FPF Anabela Simões, Coordenadora da Unidade - UCC D’Alagoa, explicou que o objetivo é sensibilizar e mobilizar a população para a problemática da violência: "Trata-se de um problema que diz respeito a todos nós, individual e coletivamente. A nossa presença neste evento visa fundamentalmente passar esta mensagem ao maior número possível de pessoas na tentativa de as consciencializar para o tema e de apelar à responsabilidade individual neste flagelo que atinge direta e indiretamente milhares de pessoas no nosso país".
A Coordenadora da Unidade - UCC D’Alagoa aprofundou que "O incentivo à violência é muitas vezes feito sem a consciência de que se está a fazê-lo e uma vez que, infelizmente, existem diversas formas de violência - violência doméstica, violência no namoro, violência contra o idoso...- em vários contextos, e porque a violência também é um problema de Saúde, presente ao longo do ciclo de vida, desde que a EPVA da UCC D’Alagoa foi criada, em setembro de 2016, que tem vindo, cada vez mais, a diversificar e a efetivar a sua intervenção junto da comunidade e a apelar ao lema 'Não à Violência!' das mais variadas formas.