Desporto

Algarve Cup: Portugal é goleado pela Suécia e vai lutar pelo terceiro lugar

A seleção portuguesa de futebol feminino foi hoje goleada pela Suécia, por 4-0, no segundo encontro na fase de grupos da Algarve Cup, e vai agora lutar pelo terceiro lugar na prova.

PUB
Portugal entrou desinibido na partida, disposto a jogar olhos nos olhos com a número um da hierarquia do futebol feminino europeu. As comandadas de Francisco Neto procuraram ter a bola e aos oito minutos criaram muito perigo para a baliza das suecas, numa iniciativa de Diana Silva. A avançada do Sporting CP chegou a tirar a guarda-redes Jennifer Falk do caminho, mas acabou por não acertar na finalização.
 
A Suécia criou mais oportunidades, sobretudo perto do intervalo, mas não conseguiu desmontar de imediato a defensiva portuguesa.
 
Tudo mudou no segundo tempo, com as nórdicas a subirem em força e a apostarem tudo no ataque. Depois de testarem os reflexos de Patrícia Morais aos 54 minutos, as ameaças transformaram-se em golos, em jogadas estudadas de bola parada: Hanna Glas foi a primeira a marcar na sequência de um canto (56'), seguindo-se Amanda Ilestedt (60'). A Suécia voltaria a marcar no aproveitamento de um erro luso, por Kosovare Aslani (74'), e outra vez após canto, por Stina Blacktenius (77').
 
Portugal, 29.º da hierarquia mundial, vai encontrar a Noruega, 12.ª, no encontro de atribuição do bronze, depois de já ter vencido a equipa nórdica, por 2-0, na primeira jornada.
 
A seleção nórdica, segunda do 'ranking' mundial, vai tentar o quarto título na Algarve Cup frente à Itália, 15.ª.
 
Algarve Primeiro/Lusa