Sociedade

Algarve dá as boas-vindas a 2018 com muitas propostas à escolha

O programa cultural «365 Algarve» começa o ano de 2018 com uma agenda cultural repleta de eventos, que irão animar o panorama cultural e os palcos algarvios com inúmeras novidades.

PUB
 
Assim de acordo com informação avançada pela RTA, Região de Turismo do Algarve, a agenda de 2018 abre com Klaxon, que traz a magia do Circo Contemporâneo à pista do Heliporto de Monchique. 
 
Cinco músicos e seis acrobatas num espetáculo suspenso no ar, com um ritmo alucinante que transforma a música e a acrobacia numa única linguagem. No primeiro dia do ano, Klaxon despede-se dos palcos do mundo com uma exibição para toda a família, às 17h00.
 
O Festival de Artes Performativas de Tavira está de regresso com vários espetáculos que vão desde a performance à dança e ao teatro. 
 
Hopperhope recria, no Palácio da Galeria em Tavira, um espaço doméstico a partir das obras do pintor americano Edward Hopper que revelam o interior de casas visto do exterior. 
 
Assim de 17 a 21 de janeiro, o público é convidado a participar na oficina, no ensaio aberto e no espetáculo que vão fazer repensar o conceito de espaço. 
 
Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, o Palácio da Galeria acolhe ainda o espetáculo de Dança Winter Worm – Summer Grass; e a Pousada do Convento da Graça recebe Framework um ensaio de Mário Afonso sobre a dança (24, 25 e 27 de janeiro). 
 
No último dia do mês, a peça de teatro de fantoches Beginnings, encenada por John Mowat, e a pensar nas famílias, irá conquistar o público na Ermida de Santa Ana.
 
Video Lucem, apresenta uma nova sessão no dia 13 de janeiro às 21h30 na Igreja Matriz de Martim Longo. 
 
Desta vez será exibido o filme Os Lobos de Rino Lupo - um dos mais interessantes realizadores ativos em Portugal na década de 1920 - acompanhado ao piano por Nicholas McNair, um artista especializado em música para cinema mudo que irá interpretar a partitura original de António Tomás de Lima.
 
Silves acolhe novas sessões do Jazz nas Adegas. A primeira está marcada para o dia 13 de janeiro, na Quinta João Clara e conta com os Low Tech Groove que levam os espectadores por uma viagem por diversos estilos musicais. 
 
Já no dia 20 janeiro, no Convento do Paraíso, apresenta-se como uma oportunidade única para degustar os melhores vinhos ao som do músico algarvio André Capela, (saxofones, flauta e guitarra), acompanhado pela voz de Cathy Santos e de Vasco Ramalho (vibrafone, marimba e percurssão) e Bruno Vítor (contrabaixo e percurssão).
 
A não perder em Portimão, no dia 27 de janeiro, está o 2º Festival Internacional de Piano do Algarve, com o solista Adriano Jordão, o maestro José Eduardo Gomes e a Orquestra Clássica do Centro, que irão interpretar peças de Mozart, Beethoven e Dvorak.
 
No Museu Municipal de Faro, até dia 4 de fevereiro, continua patente a exposição de fotografia de Vasco Célio, TOCHAS, integrada no Ciclo de Arte Contemporânea Um certo ponto de vista.
 
Faro Desvendado continua também a marcar presença na programação de 2018 do «365 Algarve». A visita encenada ao passado histórico da cidade de Faro está marcada para dia 25 de janeiro às 18h30, numa iniciativa pensada para toda a família.