Ambiente

Algarve entra no novo ano hidrológico com 74% de água nas principais albufeiras

Foto - Depositphotos  
O Algarve aproxima-se do novo ano hidrológico com 74% de armazenamento nas seis principais albufeiras, num total de 328 milhões de metros cúbicos, mais 13 milhões do que há um ano, informou hoje a APA.

PUB

Segundo dados enviados à agência Lusa pelo presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), há registo de uma melhoria das reservas hídricas da região, que não devem, no entanto, traduzir-se num abrandamento dos investimentos destinados a reforçar a segurança do abastecimento.

“Temos água. Não temos água para desperdiçar”, afirmou José Pimenta Machado, defendendo que os períodos de maior disponibilidade “devem ser aproveitados” para preparar a região para novos anos secos.

Entre as prioridades apontadas por aquele responsável, estão o combate às perdas de água nas redes urbanas e nos sistemas de rega agrícola, através da recuperação de volumes atualmente desperdiçados e do aumento da eficiência.

A concretização do projeto de dessalinização é outra das medidas destacadas, por constituir “uma origem complementar de água menos dependente da precipitação” e funcionar como uma reserva de segurança em períodos de maior escassez.

José Pimenta Machado aponta ainda “como investimento estratégico” a ligação do Pomarão à albufeira de Odeleite, destinada a reforçar as disponibilidades hídricas e a resiliência do abastecimento ao Algarve.

A atual situação das reservas “não pode abrandar estes investimentos”, sendo, pelo contrário, uma oportunidade para avançar com os projetos antes de uma nova situação de escassez, defendeu o responsável.

A poupança de água deve igualmente manter-se como prioridade nos diferentes setores, nomeadamente em casa, no turismo, na agricultura e nos serviços, através de utilizações mais eficientes, argumentou.

“A resiliência hídrica constrói-se antes da seca”, sublinhou o presidente da APA, defendendo que é no período de maior disponibilidade que devem ser preparadas as respostas para o futuro.

Os dados da APA/Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e da Região do Algarve reportam-se a segunda-feira.

O ano hidrológico é um período de 12 meses, começando a 01 de outubro e terminando a 30 de setembro.

Inicia-se no mês de outubro por ser a época onde as reservas hídricas atingem o seu mínimo e onde começa o período chuvoso do ano.

O período húmido do ano hidrológico é de outubro a abril e o período seco de maio a setembro.