No momento em que muitos portugueses começam já a pensar em férias e destinos, a E.Life Portugal – empresa especialista em Inteligência de Mercado e Gestão do Relacionamento nas redes sociais – comparou a performance de sete páginas de regiões de turismo de Portugal continental.
No momento em que muitos portugueses começam já a pensar em férias e destinos, a E.Life Portugal – empresa especialista em Inteligência de Mercado e Gestão do Relacionamento nas redes sociais – comparou a performance de sete páginas de regiões de turismo de Portugal continental, avaliando a capital e regiões de Norte a Sul, e ilhas, nomeadamente: Visit Lisboa, Turismo Porto e Norte, Turismo do Centro, Turismo do Alentejo, Visit Algarve, Visit Azores e Turismo da Madeira.
O estudo, que recolheu dados entre 1 de janeiro e 31 de março, revela que a página algarvia – com 20 mil fãs – é a segunda com maior engagement, com uma taxa de 0,980 por cento, apenas ultrapassada pelos Açores.
Durante o período de análise, Visit Algarve registou oito mil likes, 273 comments e quase cinco mil shares, alcançando a quinta posição em termos de talking about, com cerca de 173 mil referências à página.
Lisboa é a região portuguesa com mais fãs na rede social, com um total de quase 310 mil seguidores, tendo conquistado no período em análise cerca de 34 mil novos fãs.
A este título, Lisboa junta a de região mais falada na rede, com um índice de talking about superior a 900 mil.
No pódio das regiões de turismo com mais fãs no Facebook, encontram-se, ainda, o Alentejo (90 mil fãs) e a Madeira (49 mil fãs).
Nos primeiros três meses do ano, a página do Turismo do Porto e Norte de Portugal – que totaliza 29 mil fãs – foi a mais ativa com um total de 656 posts e a Madeira é quem mais interage com os seguidores através do Facebook: o mural madeirense registou quase 128 mil interações, entre 101 mil likes, mais de dois mil comments e 24 mil shares. No entanto, é a página lisboeta que arrecada mais likes (104 mil) e mais comentários (mais de dois mil e 500).
Açores na frente com maior taxa de engagement
Das sete páginas analisadas, a dos Açores é a que mais se destaca quando o tema é a taxa de engagement – métrica que relaciona o volume de interações com o número de posts e de fãs. Apesar de ser a região com menos fãs (cerca de oito mil), a página açoriana lidera este item com uma taxa de 1,08%, enquanto que o último lugar pertence ao Alentejo.
Uma grande parte do engagement é obtida através das diversas fotografias que as páginas publicam, principalmente imagens de paisagens atrativas e eventos culturais.