Economia

Algarve "estuda" nova barragem e central de dessalinização

 
Os municípios do Algarve discutiram hoje os futuros investimentos e passos a dar, para reforçar a distribuição e correta utilização da água no sul do país, numa iniciativa que decorreu no âmbito do Conselho Intermunicipal da AMAL.

 
A AMAL informou em comunicado, que neste encontro ficou decidido promover uma reunião da assembleia geral das Águas do Algarve para, entre outros temas, avançar-se com os procedimentos necessários para o estudo de impacto ambiental para a construção da barragem de Foupana. Outra decisão está relacionada com a concretização do estudo de viabilidade técnica, económica e financeira para a construção de uma central de dessalinização.
 
Recorde-se que estas medidas estão incluidas numa estratégia intermunicipal que prevê também promover a reutilização das águas residuais das várias ETAR’s, a redução de perdas na rede e o desenvolvimento de campanhas de sensibilização junto dos consumidores.
 
A Comunidade Intermunicipal do Algarve, decidiu também indicar o nome de Osvaldo Gonçalves para o grupo de trabalho recentemente criado, para as questões relacionadas com a água, e que junta responsáveis ministeriais das pastas da Agricultura, Turismo, municípios e a Agência Portuguesa do Ambiente.