Esta classificação reconhece o valor cultural deste imóvel, que terá tido origem numa casa rural térrea com capela, remontando pelo menos ao século XV, e que constitui um importante exemplar da arquitetura civil do Algarve, conservando a maior parte das suas características de autenticidade.
De salientar que esta quinta teve um papel fundamental no desenvolvimento económico da região, funcionando como um importante centro agrícola que incluía um dos poucos lagares a laborar na região no final do século XVIII, para além de um poço que abasteceu a população de Alcantarilha durante séculos.
Simultaneamente, também mereceram a classificação de Monumento de Interesse Público outros dois monumentos da região do Algarve, como o conjunto da casa nobre, capela e antigas dependências agrícolas da Horta do Ourives, da freguesia de São Pedro, concelho de Faro e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Alte, concelho de Loulé.
Algarve Primeiro