A região do Algarve é uma das três regiões do país a integrar o estudo comparativo que está a ser realizado em 25 regiões e dez países (cinco da União Europeia), tendo em vista colaborar com as regiões a determinar a sua posição no novo ambiente global e a repensar as suas estratégias de atratividade.
Foi no âmbito do referido estudo, que decorreram nos dias 4 e 5 de julho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, encontros da missão da OCDE com os principais atores-chave da região, com o objetivo de repensar a abordagem ao desenvolvimento territorial no novo ambiente global marcado pela crise da Covid-19, pelas megatendências (digital, climática e demográfica) e pela guerra na Ucrânia.
As sessões de trabalho decorreram subordinadas a três temáticas: “Atração de investidores e melhoria das exportações”; “Atração e retenção de talentos para o desenvolvimento regional” e “Atração de visitantes de forma sustentável e inclusiva”.
Participaram nas sessões de trabalho mais de vinte instituições regionais, desafiadas pela CCDR a identificar oportunidades, medidas e ações passíveis de promover a melhoria do posicionamento competitivo do Algarve.
A versão preliminar do estudo, com informação das 25 regiões, será apresentada no 4º trimestre deste ano, prevendo a CCDR Algarve organizar uma sessão de apresentação no final de 2022.