Economia

Algarve integra projeto transfronteiriço para potenciar a economia azul

A região do Algarve, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), integra a iniciativa “Atlazul – impulso de uma aliança litoral atlântica para o crescimento azul”, liderada pela Secretaria Geral da Ação Exterior da Conselharia da Presidência, Administração Pública e Interior da Junta de Andaluzia, que foi esta semana lançada publicamente em Cádiz (Espanha).

PUB
Com o apoio dos fundos europeus, geridos no quadro do Programa INTERREG Espanha Portugal (POCTEP), o projeto visa identificar e promover o potencial do crescimento azul, a investigação e inovação e a transferência de conhecimento, informa nota enviada da CCDR.
 
No sentido de valorizar as sinergias entre os diversos setores da economia azul, e a identificação do potencial de crescimento de cada região, a iniciativa pretende «criar e definir estratégias regionais de crescimento azul e respetiva governança, bem como lançar as bases para a execução de futuros projetos com fundos europeus», avança o mesmo documento.
 
No lançamento da iniciativa, a região do Algarve esteve presente através do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, da Vice-Reitora da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio, e de Valentina Calixto, da Direção de Serviços do Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve.
 
 
De Portugal, integram o projeto “Atlazul” a CCDR Algarve, a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora, a CCDR Alentejo, o Sines Tecnopolo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA, I. P.) e a Docapesca, Portos e Lotas, SA.