A AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve - voltou a lançar o convite aos ciclistas algarvios com o propósito de incentivar hábitos que caracterizam uma vida com mais qualidade e saúde.
O desafio europeu, European Cycling Challenge (ECC), arrancou este domingo, dia 1 de maio, e prolonga-se até ao final do mês.
São 52 equipas a representar cidades ou regiões de diversas zonas da Europa na 5.ª edição do European Cycling Challenge, entre as quais se destaca a equipa Algarve, apoiada pela AMAL, e que conta já com mais de 40 participantes.
Perante os resultados apurados do ano anterior, o Algarve prepara-se para conquistar o pódio ultrapassando os perto de 14 mil quilómetros registados em 2015.
A iniciativa, à escala europeia, procura promover o uso da bicicleta como principal meio de transporte nas deslocações habituais do quotidiano e, em simultâneo, identificar percursos adotados para a circulação em bicicleta no território regional, sendo as deslocações registadas através de uma aplicação móvel gratuita – a Cycling365.
Na edição anterior São Brás de Alportel foi o concelho que registou maior número de quilómetros percorridos, com um total de 1.692, seguindo-se Castro Marim e Loulé, com 401 km e 319 km, respetivamente.
A AMAL aprovou também a subscrição do Compromisso pela Bicicleta, um projeto da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro com o objetivo de potenciar o uso deste meio de transporte.
O European Cycling Challenge decorre até dia 31 de maio e a participação é aberta a todos os ciclistas dos 16 concelhos algarvios, bastando para isso que se registem na equipa Algarve em www.cyclingchallenge.eu