Para quem está a fazer planos para este fim de semana, as notícias da metereologia são animadoras, já que, vai fazer calor no sul do território.
O vento vai perder a força no Algarve e as temperaturas de verão vão regressar no fim de semana com os termómetros a rodar os 30 graus Celsius depois de dois dias em que as mínimas e as máximas desceram.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) as temperaturas descem no território continental até sexta-feira, sendo também de assinalar o vento.
Para sábado, as previsões dão conta de uma subida dos termómetros que se irá manter até segunda-feira, dia em que podem variar entre os 30 e 35 graus com exceção da faixa costeira ocidental a norte do cabo Raso, esclarece o IPMA.
Segundo o mesmo instituto, poderão ocorrer períodos de chuva fraca até ao início da manhã de segunda-feira no litoral a norte do cabo Raso.
Para o Algarve, as previsões “são mais generosas” com temperaturas máximas na ordem dos 32/33 graus, sendo que, na segunda-feira, enquanto no resto do continente sobem as máximas, na região algarvia descem ligeiramente.
Na generalidade do território até domingo os valores das temperaturas máximas deverão variar aproximadamente entre 25 e 28 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental, onde as temperaturas máximas tendem a variar entre 22 e 25 graus Celsius, e do Algarve e interior do Alentejo, onde poderão atingir valores de 31/32.
O IPMA adianta que, as temperaturas mínimas vão variar aproximadamente entre 13 e 16 graus Celsius, com exceção do sotavento algarvio, onde poderão atingir valores da ordem de 20 graus Celsius.
A partir de domingo prevê-se uma ligeira subida dos valores da temperatura, quer mínima quer máxima, o que também torna as saídas à noite mais convidativas e com “cheiro” a verão.