Sociedade

Algarve “escapa” ao “amarelo”, mas apresenta risco elevado de incêndio

O dia de hoje vai ser muito quente em Portugal continental, sendo que há quatro distritos com temperaturas entre os 35 e os 38ºC.

PUB
 
Com valores mais moderados, a região do Algarve deverá situar-se nos 30ºC de máxima, mas com risco de incêndio.
 
Num dia em que todo o território do continente está igualmente em risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
 
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é "Baixo", 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').
 
O IPMA prevê para esta terça-feira, uma subida da temperatura máxima, com valores acima dos 30º em praticamente todo o território continental.
 
Nesta terça-feira estão vinte e cinco concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Bragança e Vila Real em risco "Muito Elevado" de incêndio.
 
Para amanhã, as previsões apontam para a persistência do tempo quente, com tendência para valores mais moderados a partir de quinta-feira, ainda assim, as temperaturas serão convidativas à praia, razão pela qual se alerta para a falta de vigilância na maior parte das praias do país. A época balnear começa oficialmente em Junho, pelo que todo o cuidado é pouco.
 
Algarve Primeiro