Sociedade

Algarve “escapa” ao mau tempo com alerta de incêndio

Com as previsões de mau tempo para catorze distritos do país, o Algarve “escapa” tanto à chuva como ao vento forte apontados para alguns pontos do território do continente. No entanto, terá de acautelar o risco elevado de incêndio e a exposição à radiação ultravioleta.

PUB
 
O IPMA prevê chuva ou aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada para Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalegre.
 
Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, catorze distritos do continente e os grupos oriental e central dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte. 
 
O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, para estes 14 distritos entra em vigor às 12:00 e termina às 21:00 de hoje.
 
Também sob aviso amarelo estão as ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental), Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge (grupo central) devido à previsão de chuva e trovoada.
 
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde, vento fraco, soprando moderado de nordeste até início da manhã nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.
 
Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 32 graus Celsius, no Porto entre 10 e 30, em Vila Real e em Viseu entre 17 e 31, em Bragança entre 16 e 30, na Guarda entre 16 e 27, em Coimbra entre 18 e 33, em Castelo Branco entre 19 e 31, em Portalegre entre 22 e 33, em Évora entre 16 e 34, em Beja entre 18 e 35, em Santarém entre 18 e 34 e em Faro entre 21 e 26.
 
O Instituto Português do Mar e Atmosfera alerta ainda para o risco muito alto de exposição à radiação UV em vinte e cinco regiões do país.
 
 Bragança, Funchal, Porto Santo, Santa Cruz das Flores e Horta (Açores) são os principais destaques a que se acrescentam as regiões de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Angra do Heroísmo (Açores) que apresentam risco alto de exposição aos raios ultravioleta.
 
Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.
 
De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.
 
Em alerta de incêndio estão os distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Castelo Branco e Guarda.
 
As autoridades estão a dar especial atenção ao concelho de Monchique (Faro), Barrancos (Beja), Portel (Évora), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).
 
O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio vários concelhos de 16 distritos do continente (exceção para Bragança e Leiria).
 
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
 
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
 
Nunca é demais recordar que, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na passada segunda-feira 84 incêndios, que foram combatidos por 1.205 operacionais, com o apoio de 333 veículos.