As previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera apontam para mau tempo em todo o país ao longo desta sexta-feira e que voltará a acentuar-se no próximo domingo.
Devido às condições atmosféricas, o IPMA colocou todos os distritos do continente sob alerta amarelo.
Vento forte, chuva e agitação marítima vão marcar este dia que começa com mau tempo a norte, desloca-se para o centro e, no final da tarde, irá fazer-se sentir com maior intensidade a sul.
O Algarve poderá contar com uma ligeira subida da temperatura mínima, sendo que a máxima deverá chegar aos 18ºC.
Os distritos de Faro e Setúbal merecem especial atenção devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de quatro a cinco metros entre as 15:00 e as 18:00 desta sexta-feira.
O mesmo instituto prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu muito nublado, com abertas na região norte a partir do meio da tarde, períodos de chuva, que será persistente e por vezes forte, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde na região norte e no litoral centro, e que serão de neve acima de 1400 metros.
Está também previsto vento moderado de sudoeste, soprando moderado a forte, temporariamente com rajadas até 80 quilómetros por hora, no litoral, e forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas, tornando-se fraco a moderado de noroeste a partir do início da tarde.
No sul prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte durante a tarde, vento moderado, soprando moderado a forte, temporariamente com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral, e forte, com rajadas até 80 quilómetros por hora, nas terras altas, tornando-se em geral fraco de noroeste no final do dia.
Quanto a temperaturas, em Lisboa, os termómetros vão variar entre 14 e 16 graus Celsius, no Porto entre 14 e 15, em Bragança entre 11 e 12, em Viseu entre 10 e 12, na Guarda entre 9 e 10, em Castelo Branco entre 12 e 13, em Santarém entre 14 e 16, em Évora entre 12 e 14, em Beja entre 13 e 16, em Faro entre 15 e 18, no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada entre e na Horta entre 12 e 16 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 17.